A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que atende a um público com trajetórias de vida, experiências e necessidades de aprendizagem singulares. Diferentemente do ensino regular, a EJA exige do docente competências específicas que vão além do domínio de conteúdos, incluindo sensibilidade para acolher histórias de exclusão escolar, capacidade de adaptar metodologias e compromisso com uma educação que dialogue com os projetos de vida dos estudantes.
Com base na leitura do texto teórico e no material de apoio sugerido, redija um texto dissertativo de 20 a 30 linhas, em linguagem acadêmica, respondendo à seguinte pergunta:
“Quais competências docentes são essenciais para atuar na Educação de Jovens e Adultos e como elas contribuem para uma prática pedagógica inclusiva, dialógica e transformadora?”
Inclua pelo menos uma citação indireta e referencie adequadamente.
Bons estudos!
ATENÇÃO:
– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
– Escreva um texto dissertativo com no mínimo 20 e máximo 30 linhas.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
– Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.- Sua resposta dissertativa deve ser escrita no próprio campo em branco a seguir (caixa de resposta).
– Desconsidere espaçamentos entre linhas, tipo e tamanho de fonte e demais formatações (a caixa de resposta não permite formatações).
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.
MATERIAL DE APOIO:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/17/a-educacao-de-jovens-e-adultos-no-brasil-e-o-contexto-social-dos-alunos-dessa-modalidade
Faculdade: Unicesumar
