ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.
E (Environmental – Ambiental): emissões, uso de recursos naturais, gestão de resíduos, biodiversidade.
S (Social – Social): direitos trabalhistas, diversidade, segurança no trabalho, impacto nas comunidades.
G (Governance – Governança): ética, transparência, combate à corrupção, estrutura de gestão.
No Brasil, visando a implantação de práticas ESG, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em 2022, criou a norma ABNT PR 2030: ambiental, social e governança (ESG): conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações. Esta Prática Recomendada (PR) alinha os principais conceitos e princípios ESG, orientando os passos necessários para incorporá-los na organização, bem como propõe critérios Ambientais, Sociais e de Governança que servem como ponto de partida para as organizações identificarem os possíveis temas ESG materiais ao seu negócio.
Portanto, mais do que uma tendência, as práticas de ESG são fatores de competitividade no ambiente de negócios em geral. A sociedade e o mercado veem com bons olhos empresas que praticam ações de ESG e se preocupam com as questões ambientais, sociais e de governança.
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-sao-as-praticas-de-esg,66c7e3ac39f52810VgnVCM100000d701210aRCRD
Faculdade: Unicesumar
