

MAPA - ESOFT - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

MAPA - ESOFT - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025
Estudante, nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. A importância da prática consiste em colocar em execução os conteúdos vistos na teoria. É aqui onde se verifica se os objetivos traçados foram, de fato, alcançados.
No Supermercado SuperPreço, a gerente Carla quer criar um programa de bonificações para os caixas que atingirem os melhores tickets médios (valor médio por cliente atendido). Como o número de caixas em operação e a quantidade de clientes por caixa variam a cada turno, Carla precisa de um algoritmo que calcule, ao final do dia, qual caixa obteve o maior ticket médio — informação que será usada para definir a bonificação.
Para esse algoritmo que você deve criar, seguindo os requisitos a seguir:
- Como o supermercado tem vários caixas e cada dia alguns podem não funcionar, permita considerar vários caixas (quantidade desconhecida a priori).
- Para cada caixa, ler os valores de compra de seus diversos clientes (quantidade desconhecida).
- Ticket médio do caixa = soma dos valores / quantidade de clientes.
- Para cada caixa, informar a quantidade de clientes atendidos e o seu ticket médio;
- Ao final, informar qual caixa obteve o maior ticket médio e o valor dessa média (para fins de bonificação).
- Em caso de empate, considere o primeiro caixa que atingiu a maior média;
Atenção: o algoritmo deve ser escrito em pseudocódigo (Portugol) e submetido para correção em formato txt (documento de texto — Notepad) ou doc (documento do Microsoft Word). Algoritmos sem indentação terão desconto em pontuação. Serão avaliadas a corretude semântica e sintática, bem como a eficiência do código.

