

O design do canal refere-se às decisões associadas ao desenvolvimento de novos canais de distribuição, onde nenhum existia antes, ou para modificar os canais existentes.

O design do canal refere-se às decisões associadas ao desenvolvimento de novos canais de distribuição, onde nenhum existia antes, ou para modificar os canais existentes. No contexto empresarial, muitas situações podem indicar a necessidade de uma decisão de design do canal de distribuição. Entre elas, para Rosenbloom (2012), estão o desenvolvimento de um novo produto ou de uma linha de produtos, o direcionamento de um produto existente para um novo mercado-alvo, a promoção de uma grande mudança em algum outro componente do mix de marketing, a lida com mudanças na disponibilidade de tipos específicos de intermediários e revisão, e avaliação de estratégias.
Sempre que se busca fazer a escolha por um canal de distribuição, a tomada de decisão terá de compreender várias dimensões, entre elas, as características dos produtos, características da empresa, ambiente competitivo, fatores do mercado e considerações sobre os intermediários. Para Lima (2023), essas variáveis irão apontar se o canal necessário é mais curto ou mais longo. O canal curto tem poucos intermediários entre o fabricante e o consumidor final. O canal longo é o contrário, pois pode ter diversos intermediários entre o produtor e os clientes.
Fontes:
ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
LIMA, C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá: Unicesumar, 2023.

