Fale Conosco

Fazemos o seu trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554
  • Unicesumar
  • EAD
  • Mapa Unicesumar

O ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil exige uma abordagem que vá além da memorização de números ou da escrita correta de algarismos.

O ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil exige uma abordagem que vá além da memorização de números ou da escrita correta de algarismos. De acordo com os pressupostos da psicogênese do número, baseados na teoria de Jean Piaget, a criança constrói o conceito de número gradualmente, por meio de experiências concretas e significativas. O número não é aprendido como um dado pronto, mas como uma construção mental que exige coordenação de diferentes aspectos: correspondência termo a termo, inclusão hierárquica, reversibilidade e conservação.

Nesse processo, o papel do professor é de mediador, proporcionando situações didáticas desafiadoras, nas quais a criança possa refletir sobre suas ações e reorganizar seus esquemas de pensamento. Por isso, a utilização de materiais concretos (como palitos, tampinhas ou brinquedos) e o desenvolvimento de jogos simbólicos e atividades lúdicas (como a simulação de um “bazar”) são fundamentais. Essas vivências favorecem a compreensão do valor posicional, da base dez e das trocas entre unidades, dezenas e centenas, respeitando o ritmo e o estágio de desenvolvimento de cada criança.

Faculdade: Unicesumar
Fazemos o seu trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Deseja um Mapa Personalizado?

Nossa equipe pode criar mapas mentais e conceituais específicos para suas necessidades educacionais.

Falar no Whatsapp Agora