

No Brasil, o estado com o maior número de municípios é o de Minas Gerais, possuindo 853 ao todo, sendo seguido por São Paulo, com 645, ocupando a segunda colocação.

No Brasil, o estado com o maior número de municípios é o de Minas Gerais, possuindo 853 ao todo, sendo seguido por São Paulo, com 645, ocupando a segunda colocação. O estado mineiro, que possui mais de 20 milhões de habitantes (o segundo mais populoso do país), também lidera o ranking de desastres naturais, entre todas as 27 unidades federativas do Brasil nos últimos 10 anos, de acordo com estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
A CNM definiu como desastres naturais ocorrências por: estiagem ou seca (41,3%); doenças infecciosas virais, como o coronavírus (27,6%); chuvas (8,3%); enxurradas (4,2%); vendavais (3,2%); inundações (3,2%); incêndios florestais em parques (2,1%); alagamentos (2,2%); incêndios florestais em áreas não protegidas (1,7%); chuvas de granizo (1,4%); deslizamentos (1,3%); e demais, não especificados (3,4%). Ao todo, foram 8.095 registros em Minas Gerais, de 2013 até 2022, e entre eles, incluem-se dois grandes desastres que ganharam repercussão internacional, os rompimentos das barragens de Mariana e de Brumadinho.
Belo Horizonte, a capital mineira, possui uma população superior a 2,7 milhões de habitantes, e está sempre presente na lista das melhores cidades para se viver no Brasil. E as ações da Defesa Civil do município também são reconhecidas pela sua ampla experiência, e também pela eficiência no enfrentamento de desastres, fazendo justiça à boa fama da capital mineira. E por esse motivo, nosso material complementar de estudo, a ser utilizado nesta atividade, será o “Plano de Contingência 2022/2023 para Enfrentamento de Desastres em Belo Horizonte”, que está disponível no link: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/obras-e-infraestrutura/2022/PLANO-CONTIGENCIA-PBH-2022-2023.pdf.

