Swales (1990) explica que os gêneros surgem a partir das necessidades de uma comunidade discursiva, tornando-se elos entre aspectos sociais, linguísticos e políticos. Na visão bakhtiniana, os gêneros são comumente caracterizados pelo: a) conteúdo temático (objetos dos discurso); b) pelo estilo (tipo de registro, escolhas gramaticais em razão de onde circula) e c) pela construção composicional (estrutura formal, elementos que compõem o gênero) dos quais se utilizam.

 

Fonte: KIMINAMI, Aline Yuri. Práticas discursivas da língua inglesa. Maringá – PR: Unicesumar, 2018. 160 p. Reimpresso em 2024.

 

Sabemos que os gêneros textuais desempenham um papel essencial no ensino de línguas ao promoverem o uso real e contextualizado da linguagem. Pensando nisso, imagine-se no papel de professor(a) de Língua Inglesa em uma turma de 1º ano do Ensino Médio.

 

Sua tarefa é elaborar um plano de aula com foco no trabalho com um gênero textual e o conteúdo gramatical Simple Present, incluindo:

– Apresentação e exploração do gênero escolhido.

– Análise linguística do Simple Present a partir do gênero textual.

– Produção escrita final com base no gênero estudado.

Faculdade: Unicesumar