

A literatura não é um adorno cultural, mas uma forma de conhecimento tão vital quanto a ciência ou a filosofia. Ela nos permite acessar

"A literatura não é um adorno cultural, mas uma forma de conhecimento tão vital quanto a ciência ou a filosofia. Ela nos permite acessar experiências humanas fundamentais, exercitar a empatia e compreender o mundo por meio da linguagem simbólica e estética" (Candido, 2004, p. 181).
Fonte: CANDIDO, A. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p. 181.
O ensino de literatura na Educação Básica frequentemente reduz-se à memorização de escolas literárias, biografias de autores e características formais, distanciando-se do potencial transformador da experiência literária. No entanto, a literatura pode ser um espaço de diálogo, reflexão crítica e construção de sentidos, desde que abordada como prática viva e significativa. Discutir seu papel no ensino implica refletir sobre como conectar textos literários à vida dos estudantes, valorizando sua função estética, ética e política.

