Fale Conosco

Fazemos o seu trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554
  • Unicesumar
  • EAD
  • Mapa Unicesumar

A valorização do museu como espaço educativo e não formal, preconizada em materiais como Museu e Educação e O Pedagogo e sua Prática Docente em Ambientes

A valorização do museu como espaço educativo e não formal, preconizada em materiais como Museu e Educação e O Pedagogo e sua Prática Docente em Ambientes Formais, tem impulsionado a Pedagogia Museológica. Essa abordagem reconhece que museus são mais que repositórios; são ambientes dinâmicos para a construção e reconstrução do conhecimento e do patrimônio cultural, integrados à comunidade.

Para o pedagogo, isso gera novas e significativas oportunidades de atuação, além dos muros escolares. Essenciais na condução do acesso ao saber resguardado, esses profissionais planejam atividades que estimulam o aprendizado, a observação e o exercício da cidadania. Ao criar pontes entre o acervo e os visitantes, o trabalho pedagógico nos museus impacta positivamente o desenvolvimento cultural, oferecendo experiências interdisciplinares e democratizando o acesso ao patrimônio histórico, transformando essas instituições em vibrantes centros de interação e educação contínua.

Fonte: Elaborado pelo professor.

Leitura complementar:

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. Ciências & Letras, v. 31, p. 307-323, 2001. Disponível em: https://bibliotextos.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/12/museu-e-educac3a7c3a3o.pdf. Acesso em 17/07/2025.

Faculdade: Unicesumar
Fazemos o seu trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Deseja um Mapa Personalizado?

Nossa equipe pode criar mapas mentais e conceituais específicos para suas necessidades educacionais.

Falar no Whatsapp Agora