

As dermatofitoses são lesões causadas por um grupo de fungos conhecidos como dermatófitos que acometem tecidos queratinizados da pele, unha e pelos de homens e animais.

As dermatofitoses são lesões causadas por um grupo de fungos conhecidos como dermatófitos que acometem tecidos queratinizados da pele, unha e pelos de homens e animais. As onicomicoses são infecções fúngicas frequentes que acometem as unhas, responsáveis por 15 a 40% das doenças ungueais. Elas são consideradas as micoses mais difíceis de diagnosticar e tratar, pois o tratamento é lento, causa inúmeros efeitos colaterais, além de um alto custo para o paciente.
Os fungos podem causar micoses, classificadas em superficiais (cutâneas e subcutâneas) e sistêmicas, estes possuem características oportunistas utilizando de fatores como mal hábitos, doenças já existentes como o diabetes, deficiência imunológica ou pelo processo de envelhecimento, os quais facilitam sua infecção.
O tratamento convencional das onicomicoses é feito com a associação de medicamentos tópicos e sistêmicos. O tratamento tópico, embora menos eficaz, geralmente, é preferido pelos pacientes, como o uso de esmaltes antifúngicos e correntes elétricas como as ondas de alta frequência.
Schaller M, Borelli C, Berger U, Walker B, Schmidt S, Weindl G, Jackel A. Susceptibility testing of amorolfine, bifonazole and ciclopiroxolamine against Trichophyton rubrum in an in vitro model of dermatophyte nail infection. Med Mycol. 2009; 47:753-8.

