As dimensões do trabalho profissional do assistente social: ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa  

Historicamente, ao Serviço Social, é reivindicado o “fazer profissional”, potencializado na sua característica de ação interventiva. No entanto, a compreensão que percorreremos aqui recosta-se na definição deste fazer relacionada com a instrumentalidade enquanto ferramenta profissional e as mediações necessárias à ação.

 

A intervenção profissional, através dos instrumentos de ação, propõe a promoção de novas atitudes e comportamentos individuais e/ou coletivos, novas atitudes, reprodução material vinculada à reprodução ideológica e o repasse de bens e serviços articulando-se a visão de mundo, com novos requisitos relacionados à competência profissional.

 

Conforme análise de Iamamoto (2005, apud Craveiro, 2022), os desafios colocados ao Serviço Social, atualmente, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do assistente social: ético-política, técnico-operativa e teórico metodológica. Cada dimensão possui suas particularidades sob o aspecto do conteúdo, especificidade e importância, porém, são complementares e indissociáveis entre si. Não há prática sem teoria e não há teoria sem prática, caso contrário reafirma-se a fragmentação e dicotomia entre o planejar e o agir.

 

Fonte: CRAVEIRO, A. V. Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos. Maringá: Unicesumar, 2022.

Faculdade: Unicesumar