

ATIVIDADE 1 - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS I - 54_2025

ATIVIDADE 1 - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS I - 54_2025
Você foi contratado por uma startup de tecnologia para desenvolver um aplicativo leve de monitoramento cardíaco voltado para dispositivos móveis de baixo desempenho, como smartwatches simples e sensores embarcados em roupas inteligentes. A startup deseja que o aplicativo funcione tanto em dispositivos modernos com bom desempenho, quanto em equipamentos com recursos limitados de memória e processamento.
Durante a reunião com o time técnico, surgiram dúvidas sobre qual tecnologia Java utilizar. Alguns desenvolvedores sugeriram usar o J2SE ou até mesmo o J2EE com servidores backend robustos, enquanto outros argumentaram que o ideal seria usar J2ME, considerando as restrições dos dispositivos embarcados e a necessidade de otimização do código.
(elaborado pelo autor)
Com base nos conceitos estudados sobre as versões da plataforma Java e considerando os desafios técnicos apresentados no caso:
- Justifique, com base no cenário, por que a J2ME é a tecnologia mais adequada para o desenvolvimento do aplicativo proposto.
- Cite dois exemplos de limitações de hardware que a J2ME ajuda a contornar.
- Quais são as vantagens da portabilidade do J2ME para esse tipo de projeto?
Observação: a entrega da atividade deve ser feita na caixa de texto a seguir. Atente-se, pois, após a finalização da atividade, não será possível realizar alterações no texto. Verifique a sua resposta antes de finalizar e salve uma cópia da resposta em sua máquina.
- Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Plágios e cópias indevidas serão penalizados com descontos na nota, podendo chegar a zero.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima da hora!

