

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: INOVAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS - 54_2025

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: INOVAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS - 54_2025
O MERCADO PARA MÚLTIPLAS GERAÇÕES
De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2021), cada geração é moldada por contextos socioculturais e experiências de vida distintas, o que influencia seus valores, comportamentos e preferências de consumo. A geração X, por exemplo, cresceu com menor presença dos pais, foi influenciada pela MTV e valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, adaptando-se bem tanto ao mundo pré-internet quanto ao digital. Já a geração Y, prioriza experiências em vez de posse, o que impulsionou modelos de negócios sob demanda e assinaturas, como Uber e Spotify.
Fonte: KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
Diante do exposto, apresente um produto ou serviço que mudou sua usabilidade ou deixou de existir devido às mudanças do perfil de consumidor de acordo com sua geração. É possível abordar questões de evolução tecnológica também, mas evidencie como isso está associado às características das gerações.
Orientações para a Realização desta atividade:
- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.
- Ao utilizar fontes de pesquisa, para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências, ao final do seu texto.
- Evite utilizar textos de livros ou da internet, na íntegra, para responder à atividade. Procure contribuir também e, principalmente, com suas palavras.
- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.
- Em caso de dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.
Bom trabalho!

