“Com a retração da demanda e do ritmo de crescimento de economia global, muitas empresas vêm sendo afetadas negativamente e estão sendo obrigadas a reduzir custos para se adequar a uma nova realidade. Uma das formas de se promover a qualidade dentro de uma organização é por meio de uma abordagem de custos, pois o aspecto financeiro é sempre bem analisado pela alta direção e dessa forma torna-se mais fácil o convencimento de sua importância.
Inúmeras são as formas de se apresentarem os custos da qualidade, e por meio da sua mensuração é possível apresentar com dados concretos se realmente a qualidade trouxe benefícios financeiros para a organização. É importante salientar que a meta de qualquer organização é gerar lucros (quando esta tem fins lucrativos) ou reduzir os custos (quando esta não tem fins lucrativos).
Hoje, não se pode pensar em gerar lucros e reduzir custos deixando de lado questões como meio ambiente, saúde, segurança e, principalmente, a qualidade dos produtos e serviços prestados aos clientes. Segundo Ducker (1980), “não há nada mais inútil do que fazer de forma eficiente algo que nunca deveria ter sido feito”. Essa frase vem por confirmar a importância e a necessidade da gestão em todos os aspectos da organização, incluindo a análise da qualidade e, principalmente, a gestão dos custos da qualidade” (Moreira, 2024, p. 37).

Fonte: MOREIRA, B. T. Administração da qualidade: um estudo sobre os custos e ferramentas para implementação de um sistema de gestão da qualidade eficaz. Revista Científica. Fortaleza, v. 12, 2024, p. 37.

Faculdade: Unicesumar