

Maria é proprietária de uma empresa de cursos online e está planejando lançar pacotes de aulas para um novo curso.

Maria é proprietária de uma empresa de cursos online e está planejando lançar pacotes de aulas para um novo curso. Ela pretende vender pacotes com preço inicial de R$ 200,00 cada, limitando a venda mínima a 40 pacotes. Contudo, Maria percebe que, à medida que aumenta o número de pacotes oferecidos, o preço de venda de cada pacote tende a diminuir, devido à necessidade de tornar o curso mais acessível para um público maior. Para cada 10 pacotes adicionais que ela decide disponibilizar, o preço de cada pacote sofre uma redução de R$ 5,00.
Isso significa que, se Maria disponibilizar mais 10 pacotes, o preço de cada um cairá para R$ 195,00; se disponibilizar 20 pacotes a mais, o preço cairá para R$ 190,00, e assim por diante. O objetivo de Maria é maximizar a receita total proveniente da venda desses pacotes, equilibrando quantidade e preço.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2025.

