Fale Conosco

Fazemos o seu trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554
  • Unicesumar
  • EAD
  • Mapa Unicesumar

Na Educação Matemática contemporânea, a interdisciplinaridade não deve ser vista como um modismo passageiro, mas como uma necessidade

Na Educação Matemática contemporânea, a interdisciplinaridade não deve ser vista como um modismo passageiro, mas como uma necessidade pedagógica capaz de aproximar a matemática das situações reais e significativas da vida dos estudantes. Como destaca Zabala (2016), o ensino que articula diferentes áreas do conhecimento promove aprendizagens mais duradouras, pois dialoga com as dimensões cognitivas, procedimentais e atitudinais. Além disso, metodologias ativas, como PBL e projetos interdisciplinares, favorecem a construção de sentido e estimulam o protagonismo do aluno no processo educativo. Nesse contexto, o desafio é pensar propostas de ensino que não fragmentem o conhecimento, mas que criem pontes entre a Matemática e outras áreas, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.



Fontes:

ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Artmed Editora, 2016.

​BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em:  27 ago.2025.

Faculdade: Unicesumar
Fazemos o seu trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Deseja um Mapa Personalizado?

Nossa equipe pode criar mapas mentais e conceituais específicos para suas necessidades educacionais.

Falar no Whatsapp Agora