

O ensino de Língua Portuguesa envolve múltiplas dimensões, como leitura, escrita, interpretação e compreensão das estruturas da língua. Entre essas dimensões

O ensino de Língua Portuguesa envolve múltiplas dimensões, como leitura, escrita, interpretação e compreensão das estruturas da língua. Entre essas dimensões, o estudo da sintaxe é central na formação do professor, pois permite analisar como as palavras se organizam em frases e como isso contribui para a construção de sentido.
Não se trata de reduzir a prática gramatical a exercícios mecânicos, mas de utilizá-la como um meio para que o aluno produza e interprete textos reais de forma consciente. Como destaca Geraldi (2002, p. 63), “aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá seu sentido”. Compreender os desafios e estratégias do ensino da sintaxe é, portanto, um aspecto importante da reflexão docente e da prática pedagógica.
Fonte: GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino. Exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p. 63.

