Você já percebeu que a área de Tecnologia da Informação (TI) é complexa, e a sua gestão demanda uma série de metodologias e processos que são adequados e adaptados para uma ou mais disciplinas que existem dentro da área. Por exemplo, metodologias e práticas de desenvolvimento de software não necessariamente serão adequadas para uma boa administração da infraestrutura tecnológica. Além disso, a TI possui a característica de ter, dentro da mesma disciplina interna, a manutenção do que já está funcionando e que chamamos de operação e suporte, como também as melhorias, substituições e inclusões de novas tecnologias, que chamamos de projetos.
Quando falamos sobre projetos, temos iniciativas da própria TI, mas também do negócio, seja por mudanças estratégicas, comerciais, seja por questões legais que exigem melhorias nos sistemas ou alterações na infraestrutura, como a construção de uma nova fábrica, aquisição de um concorrente ou mudança tributária que exige adaptações nos sistemas da empresa. Portanto, o gestor de TI deve ter a capacidade de equilibrar as demandas da operação com as demandas de projetos, que, em muitas empresas, são executadas pelos mesmos times de TI.
No cenário exposto anteriormente e estudado na disciplina, existem técnicas para gestão de projetos de TI que facilitam a sua organização e entrega, apoiando na captação, no planejamento, na execução e no monitoramento das iniciativas, incluindo a priorização para melhor alinhamento às necessidades e à estratégia do negócio, uma vez que é normal nas empresas o volume de demandas ser muito maior que a capacidade de entrega dos times de TI, sendo, portanto, muito importante a priorização dos projetos.
Faculdade: Unicesumar
