Você considera o movimento humano importante para os processos de aprendizagens escolares?

Essa habilidade superior está presente desde a vida intrauterina. Teóricos como Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky explanam em suas diferentes teorias sobre os gestos, as expressões e as ações corporais. Trata-se de algo essencial para a construção do conhecimento, a interação social e a expressão de emoções. No entanto, a sociedade atual tende a condicionar os corpos para a passividade, o que pode limitar o desenvolvimento pleno do sujeito (Cordeiro et al., 2020).

Fonte: CORDEIRO, S. M. N. et al. O biopoder e a domestificação dos corpos: as representações sociais de psicólogos acerca do suposto TDAH e da medicalização. Educação, Sociedade & Culturas, n. 57, p. 85-104, dez. 2020. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/14/11 Acesso em: 8 set. 2025.

 

Considerando o exposto, relembre de sua infância, quais movimentos e brincadeiras marcaram sua forma de aprender e interagir com o mundo. A partir destas vivências, reflita sobre como ele contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Faculdade: Unicesumar