O Valor Adicionado representa a riqueza criada pela empresa, que é medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. O Valor Adicionado também inclui o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, riqueza que é produzida por terceiros e transferido à entidade (CFC, 2008).

As empresas estão inseridas na sociedade e a sua atuação impacta diretamente e indiretamente os stakeholders. Desta forma, torna-se oportuno (e relevante) que as elas evidenciem a DVA, demonstrando qual é o valor gerado e distribuído aos stakeholders por meio de suas operações.

Em 2008, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou a NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, uma Norma Brasileira de Contabilidade que aborda a DVA. Esta demonstração produz informações úteis e relevantes aos usuários da informação, que contribuem para suas tomadas de decisão (CFC, 2008).

 

Fonte: CHATALOV, R. C. S.; MATOS, N. C. S.; AYRES, W. D. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021. Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado. Ano: 2008. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2008/001138. Acesso em: 25 ago. 2023.

Faculdade: Unicesumar